O ponto final das visitas virtuais

A adopção de tecnologia no setor imobiliário continua a ser uma constante, e os novos compradores de propriedades, em particular, completam as suas preferências, aproveitando as oportunidades de visitas virtuais. Contudo, enquanto prosseguem os desenvolvimentos das aplicações VR e os estudos de inteligência artificial, as inovações no mercado imobiliário são constantemente atualizadas. Neste artigo, partilhamos em detalhe os tipos de visitas virtuais que facilitam o trabalho de consultores e agências imobiliárias profissionais.

O que é a visita virtual?

Inscreva-se na Newsletter Fizbot

Inscreva-se no nosso boletim informativo para ler mais conteúdo da Fizbot, líder do setor usando o poder dos dados!


    Vamos conhecer mais de perto este conceito antes de examinarmos as características das visitas virtuais utilizadas por muitas agências imobiliárias atualmente. A visita virtual é basicamente uma imitação da visita real, permitindo aos consumidores visitar o local relevante sem sair do seu ambiente físico. Quanto melhor representar a realidade, mais de perto influencia as decisões imobiliárias dos potenciais compradores. As visitas virtuais, que oferecem o mesmo aspeto e sensação sem ter de visitar o local na vida real, ajudam tanto os agentes imobiliários como os consumidores a poupar tempo. É por isso que as visitas virtuais se destacam como uma das tendências mais modernas no mercado imobiliário.

    Quais são os tipos de visitas virtuais?

    As visitas virtuais, que são amplamente utilizadas por razões como poupar tempo e transmitir a experiência do local ao cliente da melhor maneira, têm muitos tipos em si mesmas e a experiência transferida difere em conformidade. As visitas virtuais, geralmente criadas em diferentes formatos, tais como aplicação, vídeo ou simulação, são classificadas como:

    • Captura de imagem

    As imagens criadas combinando fotografias de diferentes ângulos do imobiliário e filmagens de vídeo oferecem a experiência de visita virtual mais fácil de produzir. Para tal, são tiradas uma série de fotografias em toda a propriedade e são criadas imagens sequenciais cobrindo as diferentes secções. Enquanto a imagem final é apresentada ao cliente, uma certa ordem é seguida, para que a pessoa conheça as informações gerais do local. Alternando entre diferentes imagens, o utilizador é também apresentado com um vídeo que pode parar a qualquer momento, criado utilizando câmaras de 360 graus. Assim, é assegurado que a pessoa tem uma ideia sobre a aparência geral e a experiência sem ter de se deslocar ao local.

    • Aplicação 3D

    Os modelos, que são geralmente criados por um especialista em modelagem 3D, são uma das técnicas de apresentação mais comuns no mercado imobiliário. Neste método, que é utilizado há bastante tempo, a apresentação espacial é feita através de uma aplicação adequada para a modelação 3D. O modelo, que é preparado utilizando detalhes reais como material, tamanho e área da propriedade, proporciona uma experiência muito mais interessante e diferente do que olhar para as imagens clássicas. Por conseguinte, ganha a apreciação dos clientes. Ao desenvolver a experiência oferecida de acordo com as características do software utilizado, aplicações móveis ou desktop e interfaces web podem ser utilizadas durante a apresentação. Assim, a apresentação de modelos 3D é um método muito fácil e interativo.

    • Planta do imóvel

    Embora não seja exatamente como uma visita, uma das técnicas utilizadas pelo cliente para perceber a localização da iluminação no espaço, a localização dos quartos e a largura do espaço é a planta do imóvel. Na planta, que é normalmente apresentada como parte da modelação 3D, o objetivo é que a pessoa perceba a disposição olhando para o espaço a partir de cima.

    • Experiência de realidade virtual

    Uma das mais recentes técnicas de apresentação imobiliária dos últimos tempos, a RV, ou seja, a realidade virtual, destaca-se porque é muito mais realista do que outras técnicas. Oferece uma experiência de obter a sensação de estar no local a partir dos próprios olhos da pessoa, utilizando óculos e equipamentos especiais. O utilizador, que sente que está realmente presente com a técnica RV, pode também mover-se pelo espaço dependendo das suas ações físicas, tais como andar e virar a cabeça. Mesmo em ambientes de realidade virtual mais avançados, como o metaverso, é possível ao utilizador interagir com o seu ambiente e mover objectos no espaço com o equipamento que utiliza.

    No futuro, o objetivo é tornar a experiência de compra de casa muito mais realista e acessível com técnicas de realidade virtual e realidade aumentada. As visitas virtuais, que também facilitam a experiência de pesquisa de imóveis online, aumentam a percentagem de sucesso, especialmente quando utilizadas com programas imobiliários baseados na análise de dados. Por esta razão, muitos profissionais do setor imobiliário de todo o mundo estão a liderar a mudança no setor imobiliário, utilizando ferramentas de consultoria digital.

    O Fizbot, que se destaca pelas suas numerosas ferramentas, desde a análise regional até à correspondência entre clientes e anúncios, é também amplamente utilizado para aumentar a eficiência empresarial e facilitar a gestão de clientes. Se quiser ser um agente imobiliário digital especializado na região e seguir de perto as tendências no setor imobiliário, pode obter informações detalhadas sobre o software Fizbot aqui.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *