A tecnologia irá substituir a consultoria imobiliária no futuro?

Com o rápido crescimento da tecnologia nos últimos anos, as perturbações devidas à mecanização começaram em muitos setores. Enquanto tecnologias como a inteligência artificial e a aprendizagem automática substituem o ser humano, especialmente no setor da manufatura, estes novos desenvolvimentos afetaram também as indústrias da hotelaria e dos serviços. Enquanto muitas pessoas atualmente se questionam sobre o que irá acontecer ao seu ramo de atividade face às tecnologias que estão prontas para um maior desenvolvimento, o campo imobiliário não parece ser afetado negativamente. Aqui estão as razões!

Porque é que a tecnologia não pode substituir os agentes imobiliários?

Inscreva-se na Newsletter Fizbot

Inscreva-se no nosso boletim informativo para ler mais conteúdo da Fizbot, líder do setor usando o poder dos dados!


    A tecnologia é ativamente utilizada no setor imobiliário atualmente. Os clientes fazem mesmo as suas pesquisas ideais de habitação nos sites de classificados, em primeiro lugar, enquanto os consultores quase nunca encontram a necessidade de mostrar uma casa. Apesar disto, não se espera que a tecnologia afete negativamente os serviços de consultoria, pelo menos num futuro próximo, e a principal razão para tal é a falta de capacidades específicas humanas, tais como linguagem corporal, empatia, compreensão do outro lado, e resposta às emoções.

    Intuição humana

    O setor imobiliário é um dos raros setores que tem conseguido ser positivamente afetado pelas atualizações tecnológicas. Enquanto a necessidade de mão-de-obra diminuiu noutras linhas de negócio, os desenvolvimentos no setor imobiliário não afetaram negativamente a presença de consultores. Pelo contrário, todos os consultores que desejam prestar um serviço de consultoria sustentável atualmente devem desenvolver um modelo de negócio entrelaçado com programas imobiliários de nova geração. A principal razão para esta exigência é que o elemento humano no setor imobiliário é insubstituível pela tecnologia.

    Por exemplo: uma pessoa que quer comprar uma casa quer comunicar com uma pessoa real sobre a casa ideal, por mais avançada que seja a tecnologia. Nesta fase, a tecnologia só pode servir para acelerar o processo com ferramentas de filtragem tais como o número de divisões, informação sobre o chão e localização. No entanto, os gestos e expressões faciais do agente imobiliário e a sua capacidade de persuadir a outra parte são eficazes na tomada da decisão final. Uma vez que estas características são humanas, não é possível por agora ser implementado por máquinas num futuro próximo.

    Capacidade de raciocínio

    Graças às tecnologias desenvolvidas recentemente, não existe quase nenhum limite à informação que pode ser acedida com apenas um clique no setor imobiliário. É um facto inegável que um sistema que utiliza uma base de dados rica, como o software de agentes imobiliários Fizbot, aumenta a qualidade do trabalho. Contudo, é uma capacidade humana de reunir todos estes dados e interpretá-los e combiná-los com previsões futuras. Em suma, não seria possível interpretar adequadamente os dados obtidos sem consultores que acompanhem o mercado e forneçam comunicação entre o comprador e o vendedor. Assim, embora o uso da tecnologia possa ajudar a fornecer conhecimentos e gráficos cheios de informação útil para os clientes, é inútil sem um consultor para agregar esses dados.

    Empatia

    Outra aptidãoi que torna os consultores imobiliários indispensáveis é a capacidade de ter empatia. Por enquanto, embora as máquinas possam aprender, não podem pensar como um ser humano ou colocar-se no lugar de outra pessoa. Assim, características como cotações de preços ideais e pesquisa rápida através de filtros não são suficientes para satisfazer os clientes. Negociar, estabelecer laços emocionais com a outra parte e dar conselhos pessoais é um trabalho que só os consultores imobiliários podem fazer.

    Apesar do rápido progresso dos estudos tecnológicos, a consultoria imobiliária parece manter a sua essência. No entanto, para que exista no futuro, é extremamente importante que todos os colaboradores se encontrem familiarizados com as ferramentas de agentes imobiliários digitais. A plataforma imobiliária Fizbot CRM, que permite aos consultores realizar o seu trabalho de forma mais eficiente, é uma destas ferramentas. Trabalhando em segundo plano, fazendo análises de mercado e preços, este poderoso consultor poupa tempo e ajuda a identificar os ativos imobiliários mais precisos para os clientes.

    Pode alcançar um padrão de serviço de nova geração com o software imobiliário Fizbot, o que aumenta a eficiência empresarial, facilita a gestão de clientes e aumenta o nível de satisfação. Pode saber mais sobre esta poderosa plataforma, contactando-nos aqui!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *