Como obter uma licença imobiliária em Portugal?

A grande maioria das casas para venda ou arrendamento em Portugal são encontradas através de agentes imobiliários, e qualquer pessoa que trabalhe no setor deve ter uma licença imobiliária. Em Portugal, onde o comércio imobiliário é uma ferramenta de investimento muito importante e rentável, cada consultor imobiliário que é um especialista na sua área tem obrigações a cumprir para prestar este serviço. A licença imobiliária, que é uma delas, é uma licença obrigatória que os clientes exigem aos consultores e que deve ser incluída nos anúncios de escritório. Assim, o que devem fazer os consultores que queiram realizar o seu trabalho em Portugal para terem uma licença imobiliária?

Como funciona o processo de demonstração do imóvel em Portugal?

Inscreva-se na Newsletter Fizbot

Inscreva-se no nosso boletim informativo para ler mais conteúdo da Fizbot, líder do setor usando o poder dos dados!


    Os processos de compra, venda e arrendamento de bens imóveis em Portugal diferem em muitos aspetos em comparação com a Turquia. As próprias obrigações e processos legais do país têm como objetivo proteger todas as partes envolvidas no comércio imobiliário. Por esta razão, é extremamente importante que todos os que querem trabalhar no setor sejam informados sobre as obrigações necessárias e beneficiem das modernas ferramentas de software de consultoria imobiliária.

    Os agentes imobiliários de Portugal procuram encontrar imóveis que satisfaçam estas necessidades, ouvindo as necessidades dos clientes. Os programas imobiliários de alto nível utilizados neste momento são muito eficazes na prestação de um serviço bem-sucedido, uma vez que asseguram que os anúncios mais ideais no meio envolvente sejam anunciados o mais rapidamente possível. O software imobiliário Fizbot, pioneiro na sua área, também fornece acesso a mais de 3 milhões de registos históricos e mais de 8 milhões de informações sobre alterações de preços, permitindo aos consultores encontrar as propriedades mais adequadas para potenciais compradores. O passo seguinte é a visita à propriedade, mas em Portugal muitos agentes imobiliários têm o cliente a assinar documentos antes de mostrar qualquer propriedade. Este documento garante que mesmo que a outra parte não compre ou arrende o imóvel apresentado, pagará uma comissão pelo serviço prestado. Ou seja, desta forma os consultores certificam-se de que são pagos pelo serviço que prestam.

    Em Portugal, a comissão de consultoria situa-se entre 3% e 6% e é determinada pela agência. Alguns pequenos escritórios não exigem o pagamento de comissão antes de visitarem o imóvel, mas as grandes empresas utilizam frequentemente este método. O pagamento efetuado é fornecido pelo comprador, não sendo cobrada qualquer outra taxa pelo serviço.

    Como obter uma licença imobiliária em Portugal?

    Qualquer pessoa que deseje prestar aconselhamento jurídico em Portugal deve obter uma licença imobiliária. Esta licença, que é um número concedido a empresas imobiliárias registadas, é utilizada para efeitos de mediação e comércio no setor imobiliário. Para obter a licença será necessário primeiro passar um exame em português, que inclui questões sobre a indústria imobiliária. Nesta fase, as empresas que fornecem informações sobre muitos assuntos, como o funcionamento do comércio imobiliário em Portugal, obrigações e métodos, proporcionam formação aos participantes. A aprovação no exame no final do curso é suficiente para obter uma licença imobiliária e começar oficialmente a trabalhar no setor.

    No entanto, embora seja fácil obter uma licença imobiliária portuguesa, são necessários anos de trabalho para a tornar sustentável e tornar-se um nome de sucesso no setor. De facto, uma vez que o setor imobiliário está a sofrer uma rápida transformação e Portugal é um dos países onde esta transformação está a ocorrer mais rapidamente, é extremamente importante estar familiarizado com técnicas modernas e ferramentas de agentes imobiliários digitais. Não é impossível conseguir um rápido crescimento no mercado imobiliário português para consultores que se atualizam constantemente e acrescentam técnicas de nova geração aos seus planos de negócios, mas são necessários muitos anos de trabalho de desenvolvimento para manter este sucesso.

    Onde quer que esteja no mundo, se quiser ser informado sobre os anúncios populares e projetos futuros de elevado potencial à sua volta com um único clique – clique aqui para obter informações detalhadas sobre a plataforma de CRM imobiliária Fizbot!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *